Oficinas

DIA 02/05: SEXTA-FEIRA
14h45 às 16h15: 1º TURNO DE OFICINAS

I – É Hora de Mostrar Gratidão ao Corpo!
Professora: Sukie Miller

“O nosso corpo não é apenas uma maravilha científica, mas um veículo para os nossos sonhos, valores, pensamentos, lágrimas e risos. É através dele que a nossa existência se dá, nessa vida, nesse lugar, nesse momento presente. Por isso mesmo ele merece a nossa gratidão, mas quando foi a última vez que a demonstramos? Nesta oficina proponho que, juntos, façamos um trabalho de exploração e de manifestação de gratidão ao nosso corpo.”

Requisitos: oficina aberta para todos os participantes. Traga uma almofada se quiser sentar-se no chão. Esta oficina se dará em inglês com tradução consecutiva para português.

II – Amor, Catalisador de Desenvolvimento Humano
Facilitadores: Deborah Weinberg e Marco Schultz

“Costuma-se dizer que o sofrimento e o Amor são os maiores catalisadores de desenvolvimento humano. Sofrimento, todos conhecemos, mas e o Amor? Leia-se Amor com ‘A’ maíusculo, compassivo, sem egoísmo. Esta vivência promoverá um debate sobre os possíveis significados e significâncias deste Amor, a partir da experiência de Amma, uma mestra que vem arrebatando corações e transformando vidas em todo o mundo. Mais conhecida como a santa dos abraços, Amma passa seus dias a receber e consolar milhares de pessoas. Serão apresentados trechos de um documentário sobre ela, e caberá aos facilitadores, além de conduzir o debate, compartilhar as experiências que tiveram ao lado deste ser humano ímpar.”

Requisitos: oficina aberta para todos os participantes. Traga uma almofada se quiser sentar-se no chão.

III – Desenvolvendo as Quatro Qualidades Incomensuráveis
Professores: Lama Rigdzin e Lama Yeshe

“Embasada no conhecimento dos grandes mestres, esta oficina tem como propósito desenvolver as quatro qualidades incomensuráveis, que nos ajudam a ser mais feliz: amor - desejar que todos os seres se libertem do sofrimento; compaixão - desejar que todos os seres se libertem das causas do sofrimento; alegria - perceber as potencialidades de todos os seres e se alegrar com isso; e equanimidade - desejar a libertação para todos, sem distinção de amigos e inimigos.”

Requisitos: oficina aberta para todos os participantes. Traga uma almofada se quiser sentar-se no chão.

IV – Oficina de Tai Chi Chuan
Professores: Carla Rocha e Márcio Lacerda
 
“O Tai Chi Chuan é uma arte marcial chinesa realizada com movimentos em ritmo lento e contínuo, enfatizando o relaxamento em sincronia com a respiração. Hoje é muito praticada no ocidente, especialmente por sua relação com a meditação e a promoção da saúde, oferecendo aos que vivem no ritmo veloz das grandes cidades uma referência de tranquilidade e equilíbrio. O propósito desta oficina será apresentar as características básicas do Tai Chi Chuan, e seus benefícios, a pessoas que mais tarde queiram se aprofundar nessa forma de ‘meditação em movimento’.”

Requisitos: oficina aberta para todos os participantes.

V – A Música como Veículo de Expressão
Professores: Renato Braz, Bré e Gérson Oikawa

“Por meio da música é possível expressar sentimentos os mais variados – e que de outra forma não se manifestariam com tanta facilidade. O propósito desta oficina é auxiliar os participantes a encontrarem sua própria musicalidade, já que todos são músicos potenciais. Propõe-se uma inspiradora viagem interior em compasso com uma exploração de tradições rítmicas brasileiras como samba e maracatú. A oficina fará uso de instrumentos de percussão como agogô, ganzá e pandeiro, além do próprio corpo. Para músicos iniciantes e experientes, sem contra-indicação!”

Requisitos: oficina aberta para todos os participantes. Traga uma almofada se quiser sentar-se no chão. Quem possuir um dos instrumento de percussão mencionados acima poderá trazê-lo e usá-lo na oficina; caso contrário, os instrumentos serão proporcionados pelos músicos e/ou os organizadores do Encontro.

16h45 às 18h15: 2º TURNO DE OFICINAS

VI – Spiral Dynamics: Um Novo Modelo de Desenvolvimento Humano
Professor: Bert Parlee

“Espiral é a linha que sofre um movimento de rotação em torno da sua origem. A proposta desta oficina é apresentar um novo modelo de desenvolvimento humano, sintetizado por Don Beck e Chris Cowan no livro Spiral Dynamics (1996). Defendido por filósofos como Ken Wilber e tomando como base princípios da psicologia do desenvolvimento, Spiral Dynamics identificou uma série de patamares de evolução nos quais um indivíduo ou uma sociedade podem ser inseridos. Um patamar mais alto não é necessariamente preferível; mais importante é que suas características atendam às necessidades do momento – sejam elas físicas, mentais, espirituais, sociais e/ou ambientais. Ademais, em cada patamar de evolução os indivíduos e sociedades ali inseridos processam e criam significados particulares. Entender Spiral Dynamics pode nos ajudar a analisar micro e macro-sistemas de comportamento humano, a nos comunicar com terceiros e nos beneficiar da pluralidade de culturas ao nosso redor, e a aprimorar o conhecimento que temos de nós mesmos.”

Requisitos: oficina aberta para todos os participantes. Traga uma almofada se quiser sentar-se no chão. Esta oficina se dará em inglês com tradução consecutiva para português.

VII – O Corpo como Instrumento de Expressão da Alma
Professores: Edmundo Barbosa & Clauda Massa Regina

“O corpo humano é capaz de expressar os mais profundos anseios da alma. O desafio é transformá-lo num instrumento capaz de cumprir esta tarefa tão difícil quanto fascinante. A prática do yoga e um trabalho psico-corporal neo-reichiano podem se complementar, potencializando tal transformação. A proposta da oficina é fazer uma introdução às possibilidades provenientes desta sinergia, trabalhando ritmos biológicos como respiração, contração e expansão.”

Requisitos: oficina aberta para todos os participantes. Traga tapete de yoga (mat) e almofada se quiser sentar-se no chão.

VIII – A Natureza do Ser: Metade Céu, Metade Terra
Professor: Kaká Werá

“Carregamos a natureza dentro de nós - daí o ditado dos sábios indígenas ‘somos todos filhos da Terra’. Encontrá-la e integrar-se a ela traz sabedoria e saúde. A proposta da oficina é promover esta integração por meio de fundamentos e práticas ligadas às culturas ancestrais do Brasil, proporcionando auto-conhecimento e bem-estar.”    

Requisitos: oficina aberta para todos os participantes. Traga uma almofada se quiser sentar-se no chão.

IX – Re-conhecendo o Eu, o Outro e o Planeta por meio das Danças Circulares
Professores: Maria Igínia Sanches e Renata Lima Ramos

”A Dança Circular Sagrada se inclui entre as técnicas de desenvolvimento integral do ser, como uma técnica de ‘meditação ativa’, que desenvolve no aprendiz a percepção de sua individualidade, de suas características e das diferenças em relação ao outro, através dos três universos de relações de cooperação: cooperação consigo mesmo, cooperação com o outro, e cooperação com o meio.”

Requisitos: oficina aberta para todos os participantes. Esta oficina é uma amostra do que será o Curso de Formação em Danças Circulares de Nazaré-Uniluz, intitulado “As Danças Circulares Sagradas: para a Formação do Ser.”

X – Oficina de Pranayama
Professor: Marcos Rojo

“Pranayama é o conhecimento e o controle do prana, ou respiração. Os antigos sábios do yoga perceberam que o mecanismo respiratório é uma importante válvula de acesso ao sistema nervoso. Segundo eles, emoção e respiração andam juntas, sendo que uma interferência adequada no padrão rítmico da respiração pode produzir estados alterados de consciência. Por exemplo, a respiração pode ser utilizada para acalmar a mente. Baseado nos textos tradicionais, esta oficina abordará os diferentes pranayamas e suas aplicações práticas nos dias de hoje.”

Requisitos: oficina aberta para todos os participantes. Traga uma almofada se quiser sentar-se no chão, e caderno e lápis para anotações.

DIA 03/05: SÁBADO
14h45 às 16h15: 3º TURNO DE OFICINAS

(Ver descrição das oficinas na listagem dos dois primeiros turnos.)

I – Spiral Dynamics: Um Novo Modelo de Desenvolvimento Humano
Professor: Bert Parlee

II – O Corpo como Instrumento de Expressão da Alma
Professores: Edmundo Barbosa & Clauda Massa Regina

III – A Natureza do Ser: Metade Céu, Metade Terra
Professor: Kaká Werá

IV – Re-conhecendo o Eu, o Outro e o Planeta por meio das Danças Circulares
Professores: Maria Igínia Sanches e Renata Lima Ramos

V – Oficina de Pranayama
Professor: Marcos Rojo

16h45 às 18h15: 4º TURNO DE OFICINAS

VI – É Hora de Mostrar Gratidão ao Corpo!
Professora: Sukie Miller

VII – Desenvolvendo as Quatro Qualidades Incomensuráveis
Professores: Lama Rigdzin e Lama Yeshe

VIII – Amor, Catalisador de Desenvolvimento Humano
Facilitadores: Deborah Weinberg e Marco Schultz

IX – Oficina de Tai Chi Chuan
Professores: Carla Rocha e Márcio Lacerda
 
X – A Música como Veículo de Expressão
Professores: Renato Braz, Bré e Gérson Oikawa

<<VOLTAR